Informativo

NT2 inicia projeto de pesquisa para melhoria no fluxo de trânsito urbano

O grupo de pesquisas do NT2 iniciou, no segundo semestre de 2017, um projeto de pesquisa que pretende contribuir para a diminuição do tráfego urbano. O núcleo de pesquisa, composto pelo Prof. Dr. Tarcísio Pizziolo, e pelos estudantes de graduação Gabriel Rabelo e Ricardo Ferreira, tem como objetivo desenvolver uma plataforma para sistema inteligente aplicado a semáforos.

O sistema, que está em fase de desenvolvimento, atuará nos cruzamentos de vias semaforizados. Atualmente, os semáforos tem tempos de “pare” e de “siga” pré-programados, que são constantes durante todo o dia ou, no máximo, variam de acordo com a hora, sem levar em consideração o fluxo instantâneo de veículos. Desse modo, muitas vezes uma via de maior movimento permanece com retenção durante um tempo desnecessário, enquanto a outra via, com semáforo aberto, possui baixo (ou nenhum) fluxo de veículos. O sistema desenvolvido pelo NT2 analisa a intensidade do tráfego em todas as vias do cruzamento em tempo real, e calcula os tempos de retenção de cada semáforo instantaneamente, de forma a minimizar os congestionamentos, principalmente em horário de pico.

O sistema atuará de forma totalmente independente, sem intervenção humana. Câmeras infravermelhas receberão as imagens de cada via do cruzamento, e as enviarão para um computador, onde serão processadas. A partir daí, é determinada a via de maior movimentação naquele instante, e o sistema calcula o tempo que cada semáforo ficará fechado de acordo com a intensidade do fluxo. Finalmente, essa informação é enviada aos controladores dos semáforos para ser efetivamente realizada.

Algumas cidades contam com sistemas parecidos. Entretanto, geralmente são aplicados métodos dispendiosos, que envolvem a instalação de bobinas eletromagnéticas sob o asfalto. Ao utilizar o artifício das câmeras infravermelhas e do processamento de imagens, o NT2 busca desenvolver um processo mais simples e menos dispendioso, com resultados igualmente satisfatórios.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados